
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que conversou por telefone nesta terça-feira (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a relação bilateral entre os dois países e temas da agenda internacional.
Segundo Lula, o diálogo reforçou o bom momento nas relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e EUA. A informação foi revelada pelo petista em postagem feita no X (antigo Twitter).
Durante a conversa, os dois líderes trocaram informações sobre indicadores econômicos, que apontam perspectivas positivas para as economias das duas nações. Trump destacou que o crescimento econômico de Brasil e Estados Unidos é benéfico para toda a região.
Lula também celebrou o fortalecimento do relacionamento nos últimos meses, que já resultou no levantamento de uma parte significativa das tarifas impostas a produtos brasileiros, medida considerada estratégica para o comércio exterior do país.
Um dos principais pontos do diálogo foi a cooperação no combate ao crime organizado. O presidente brasileiro reiterou proposta enviada em dezembro ao Departamento de Estado norte-americano para ampliar a parceria em ações contra lavagem de dinheiro, tráfico de armas, congelamento de ativos de organizações criminosas e troca de informações financeiras. Lula garantiu que a iniciativa foi bem recebida por Trump.
No campo diplomático internacional, Lula propôs que o Conselho da Paz apresentado pelos Estados Unidos foque especificamente na situação da Faixa de Gaza e inclua um assento para a Palestina. Ele também voltou a defender uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas (ONU), com a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.
Os dois presidentes ainda discutiram a situação política da Venezuela. Lula ressaltou a importância de preservar a paz, a estabilidade regional e o bem-estar da população venezuelana.
Ao final da conversa, Lula e Trump acertaram a realização de uma visita do presidente brasileiro a Washington após compromissos oficiais na Índia e na Coreia do Sul, previstos para fevereiro, em data que ainda será definida.
Veja a publicação
Do Bahia.ba

Postar um comentário