A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto após reunião entre o presidente americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada na manhã desta segunda-feira (6).
No telefonema, Lula solicitou a Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras. O presidente brasileiro argumentou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.
A ligação durou cerca de 30 minutos, segundo o Planalto. Lula e Trump acordaram em se encontrar pessoalmente “em breve”. O brasileiro sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, mas disse estar disposto a viajar aos Estados Unidos, se necessário.
Após a reunião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o diálogo foi “positivo”. Alckmin tem sido o principal responsável pelas tratativas sobre a tarifa, tanto com o governo americano quanto com empresários brasileiros.
Do Metro1



Postar um comentário