A Polônia vive um momento de tensão sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial. Nesta quarta-feira (10), o primeiro-ministro Donald Tusk afirmou que o país está “mais próximo de um conflito” após confirmar a queda de três drones russos sobre o território polonês, com a possibilidade de um quarto também ter sido abatido.
Segundo Tusk, houve 19 invasões no espaço aéreo durante a noite, o que levou o governo a solicitar à Otan a ativação do Artigo 4 do tratado da aliança, que prevê consultas entre os países membros quando a segurança de qualquer um deles é ameaçada.
As autoridades polonesas encontraram sete drones e destroços de um míssil em diferentes regiões do país. Em Wyryki, no leste, um drone atingiu um prédio residencial, mas ninguém ficou ferido. Outros equipamentos foram encontrados em Lublin, Czosnowka, Czesniki e Mniszkow.
O aumento das incursões russas sobre o espaço aéreo polonês eleva a preocupação na Europa e pressiona a Otan a avaliar uma resposta coordenada diante da escalada do conflito na região.
Foto: Wojtek Radwanski / AFP



Postar um comentário