Trump repete ação de seu 1º mandato e volta a retirar os EUA da Unesco

Foto: reprodução/CNN Brasil

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou as tratativas para retirar o país mais uma vez da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) — agência cultural e educacional da Organização das Nações Unidas (ONU) — em um movimento semelhante ao que fez em 2017, quando ocupava a Casa Branca pela primeira vez. As informações são de dois diplomatas europeus ouvidos pela agência britânica Reuters.

Segundo matéria do InfoMoney, o jornal americano The New York Times também confirmou a retirada do país, com respaldo de um representante do governo americano. A Casa Branca, no entanto, não comentou – ou confirmou – a decisão até o momento.

Esta não é a primeira vez que Trump retira os EUA da Unesco. Em seu primeiro mandato, o republicano anunciou a saída do país alegando que a agência mantinha uma agenda antiamericana e possuía problemas de gestão financeira. Na época, o país contribuía com cerca de 20% do orçamento da organização. Após o retorno a Unesco em 2023, durante o governo de Joe Biden, a participação americana passou a representar cerca de 8% do financiamento da entidade.

Além da Unesco, Trump já retirou os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e anunciou um corte de financiamento à agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA). O presidente americano argumenta que as mudanças são parte de uma revisão mais ampla da presença do país em organismos internacionais. O resultado dessa avaliação está previsto para agosto.

Trump também não é o primeiro presidente americano a retirar o país da agência. Em 1984, o então presidente Ronald Reagen retirou os EUA da Unesco pela primeira vez. A decisão só seria revertida em 2003, quando o país era comandado pelo presidente George W. Bush. A atual decisão marca, então, o terceiro desligamento do país da agência.

Criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de promover a paz por meio da cooperação internacional nas áreas de educação, ciência e cultura, a Unesco tem sede em Paris e é mais conhecida por sua atribuição do título de Patrimônio Mundial para locais, monumentos, prédios, entre outros.

Do Bahia.ba

Postar um comentário

0 Comentários